sexta-feira, 15 de abril de 2011

PISANKI – Arte polonesa em ovos

            Autora: Claudete Dorocinski 

            Há milhares de anos o ovo é considerado um ornamento decorativo e religioso. Achados arqueológicos comprovam a prática milenar de decoração de ovos em muitos países tais como China, Oriente Médio, Alemanha, Lituânia, Ucrânia e Polônia.
Símbolo sagrado da criação, cercado por crenças e lendas, o ovo originalmente
representava a vida e o Universo. Mais tarde, adotado pelo Cristianismo, o ovo passou a ser considerado também símbolo da ressurreição, da esperança, da renovação.
Na Polônia, o ovo é um dos alimentos tradicionais na Páscoa e simboliza vida nova. Na decoração, os ovos mais utilizados são os ovos de galinha e de madeira, no entanto, podem ser utilizados ovos de outras aves como pato, ganso, codorna e avestruz. O mais antigo ovo de Páscoa polaco foi encontrado a partir do décimo século nas proximidades de Opole e Wroclaw.
Os ovos ornamentados são conhecidos sob um termo geral "pisanki", palavra derivada do verbo "pisac" que significa escrever.
Considerados místicos, com poderes de cura, prosperidade e saúde, os ovos através de suas cores e desenhos simbolizam bons desejos para a vida de quem os recebe, como felicidade, amor e paz. Tradicionalmente, os ovos eram ornamentados com diversas figuras, cores e símbolos poloneses tradicionais, representando uma região da Polônia, seus costumes, sua cultura.
Os desenhos eram bem variados, desde desenhos geométricos e florais, bem como os tradicionais da Páscoa. Atualmente, outros símbolos foram incorporados e, além de uma tradição pascal, passaram a ser ornamentados durante todo o ano.
A técnica de ornamentação das Pisanki mais conhecida é a do batik, também empregada nos ovos ucranianos. A técnica batik surgiu originalmente em Java, uma das maiores ilhas do arquipélago da Indonésia. Com o passar dos anos, a técnica disseminou-se e foi aprimorada por outras culturas. Em javanês, "batik" significa escrever à mão em forma de desenho. O processo de pintura através da técnica batik exige habilidade e paciência.






Podemos dizer que o batik é uma técnica de vedamento, pois as partes cobertas com a cera não recebem tinta. Os ovos podem ser tingidos em uma só cor ou em várias cores. São várias as etapas de tingimento. Primeiro, é preciso fazer alguns desenhos com lápis na casca do ovo, depois ele é coberto por uma camada de cera derretida através de uma ferramenta ou agulha, e logo após, ele é submerso em um corante, e esse processo é repetido várias vezes, mas sempre começando pela cor mais clara, no caso o amarelo, e assim sucessivamente, laranja, vermelho, azul, verde, e por fim com a cor preta. Assim, a casca do ovo só é tingida aonde não tem cera, e a parte coberta com cera permanecerá com a cor natural do ovo. A última etapa é a remoção da cera do ovo.
Existem outras técnicas de decoração de pisanki, as quais dependendo da técnica de preparação utilizada e da região de onde são originários recebem outros nomes, como:
·         Kraszanki (também conhecidos como Malowanki, Byczki, Alunkami ou Halunkami): nesta técnica os ovos são cozidos e tingidos com uma só cor através de corantes naturais ou alimentícios para serem consumidos no Dia da Páscoa. Tradicionalmente, os ovos Kraszanki eram só tingidos com a cor vermelha, mas com o tempo foram adicionadas mais cores.
·         Drapanki (também conhecidos como Skrobanki ou Rysowanki): nesta técnica os ovos também são tingidos com uma única cor como as Kraszanki, mas sua superfície é riscada através de um instrumento afiado, tal como uma faca, estilete ou alfinete, a fim de revelar o branco do ovo e assim formar figuras bem variadas. A origem desta técnica é mais comum na região da Silesia.



·         Malowanki: nesta técnica os ovos são pintados à mão. Na Polônia, além dos ovos de galinha, os ovos de madeira são bastante utilizados nessa técnica.  A pintura é feita através de um pincel ou um pedaço pontiagudo de madeira. As tintas utilizadas são bem variadas. Os desenhos variam desde temas regionais folclóricos até elementos florais.






·         Naklejanki ou Nalepianki: são os ovos decorados com palha (milho, capim ou trigo) ou com papéis coloridos (incluindo a arte polonesa de "wycinanki", cuja tradução significa recortes). Os ovos ornamentados com papéis coloridos podem ser encontrados com recortes em forma flores e galos. São mais populares na região de Lowicz.



·         Oklejanki (fios) e Wyklejanki (tecidos e fitas): ovos revestidos com tecidos finos e fios. São mais comuns na região Podlesie. Podemos dizer que Naklejanki, Oklejanki e Wyklejanki são os ovos decorados com diversos tipos de materiais através da técnica da colagem. Outros materiais podem ser utilizados na decoração dos ovos tais como flores e folhas secas, sementes, fitas coloridas, contas de colares coloridas, areia, entre outros.



      ·         Azurowe: ovos em que suas cascas são perfuradas ou esculpidas. Nessa técnica são utilizados também os ovos de avestruz devido à resistência da sua casca.
·         Koronkowe os ovos ornamentados com rendas ou com fios trançados. Os fios ou rendas geralmente são da cor branca, mas há também de outras cores.
            Desde 1871, quando da chegada das primeiras famílias polonesas na ainda pequena Curitiba, os poloneses ajudaram a levantar os alicerces de uma capital em construção e contribuíram para a formação do próspero território paranaense.
No Brasil, o estado do Paraná é o estado com maiores influências da cultura polonesa. Muitos descendentes falam o idioma polonês como língua materna. Curitiba é a segunda cidade fora da Polônia com o maior número de habitantes de origem polonesa, superada apenas por Chicago, nos Estados Unidos, e é a única cidade brasileira a possuir grafia em idioma polonês: Kurytyba.
As tradições, o idioma, a música, a culinária e o artesanato polonês influenciaram a paisagem e a cultura paranaense, constituindo-se em rico patrimônio cultural cuja preservação merece ser valorizada.


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